O Homem e o Mundo da Arte

Hoje apetece-me falar sobre o mundo da arte e dos artistas, mais concretamente do mundo que faço parte, das artes plásticas.

Certamente acontece o mesmo em qualquer área, em qualquer mundo específico, mas no ambiente de artistas plásticos o ambiente é assustador…

Certamente assim está o mundo todo, em cada aglomerado de pessoas com características em comum, manifestam as suas más formações e traumas projectando nos outros, nos supostos amigos e conhecidos, o seu espelho.

Tanta inveja, tanta falta de partilha, de solidariedade, de amizade, de transparência… tanta necessidade de competitividade, de ser melhor que os outros, de querer ser único no sentido (eu é que sou) , à procura de poder… à procura de ser aceite pelos outros…

Tanto egocentrismo e egoísmo espelhado em cada rosto, em cada gesto, em cada acto.

Mas o problema não está na arte, nas artes plásticas nem noutra qualquer vertente da arte… O problema está nas pessoas.

Somos todos Seres únicos é certo, cada Ser é um Ser diferente, com características únicas e diferente de todos, todos temos um grande potencial. Assim seria tudo mais fácil e harmonioso se cada um se aceitasse como é, sendo único, sem necessidade de querer ser mais do que o outro, sem o sentimento destrutivo que é a inveja.

E as palavras escasseiam… quanto a este tema do “Homem em evolução” e  a muito que ainda tem que ser feito…

Quanto ao Mundo da Arte e dos artistas…  Se cada artista pintar com entrega, com alma e coração, o resultado será certamente maravilhoso e assim contribuirá para algo bonito e evolutivo!

Josefa Sousa